terça-feira, 1 de maio de 2012

- Abrahão de Moraes

Abrahão de Moraes, um físico, matemático e astrônomo brasileiro.


Graduou-se em física na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
Sua vida foi bastante dedicada à educação, sendo um importante professor universitário, atuando em várias unidades da USP. Também fazendo parte da chefia do Departamento de Física.
Sempre se interessou pela Astronomia e juntamente com outros professores fundou a Associação de Amadores de Astronomia de São Paulo, onde foi diretor inúmeras vezes. Então convidado a escrever o capítulo “A Astronomia no Brasil”, do livro “As ciências no Brasil” de Fernando de Azevedo, que foi publicado em 1955. Mesmo ano que assumiu a direção do Instituto Astronômico e Geofísico (hoje: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo) -USP.
Não apenas professor, um pesquisador com conhecimento ímpar das ferramentas matemáticas da Física e um talento sem igual para a solução de problemas. Após algumas conquistas como pesquisador, sua prioridade foi dar apoio a jovens pesquisadores. 
_____________________________

Abrahão atuou incansavelmente pelo desenvolvimento da Astronomia e das Ciências Espaciais no Brasil. Uma homenagem foi feita pela comunidade astronômica internacional, e hoje há uma cratera da Lua conhecida como a cratera De Moraes [Latitude 49.5° N, Longitude 143.2° E], com 53 km de diâmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário