quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nossa visão sobre o Universo

A Revista Scientific American Brasil disponibilizou on-line uma interessante e informativa apresentação com os dez telescópios que mudaram nossa visão sobre o Universo, ao longo de nossa história.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em fins de junho de 1609, o astrônomo e físico italiano Galileu Galilei construiu sua primeira luneta – um objeto simples, com lentes nas extremidades de um tubo. No ano anterior, Hans Lipperhey, holandês, já tinha registrado a patente do instrumento, mas Galileu lhe deu fama.

No verão de 1609, em Pádua, Itália, Galileu resolveu construir um aparelho que funcionasse. O telescópio provocou uma revolução na compreensão humana do Cosmos. O instrumento foi usado pela primeira vez em observações da Lua, principalmente nas sombras de montanhas e bordas de crateras; ele prosseguiu, catalogando manchas solares; e detectou as quatro maiores luas de Júpiter ─ Io, Europa, Ganimedes e Calisto ─ hoje conhecidas como luas galileanas, em sua homenagem.

Essas observações permitiriam que Galileu sustentasse a visão de Copérnico sobre o Universo e não a visão geocêntrica defendida pela Igreja e homens esclarecidos da época. As observações de Galileu ajudariam a suplantar a astronomia ptolomaica, a complicada e equivocada teoria dos mecanismos celestiais que permaneceram por 1.400 anos.

Desde a construção do primeiro telescópio por Galileu, houve enormes avanços na ciência, nos sistemas ópticos e na tecnologia do instrumento. Atualmente, telescópios localizados no solo são estruturas gigantescas, com espelhos flexíveis de 10 metros, dispositivos que seriam inimagináveis na época de Galileu e seus sucessores. Algumas das imagens mais nítidas do espaço foram produzidas pelo Telescópio Espacial Hubble, um espetáculo tecnológico que continua a fornecer imagens cada vez mais aprimoradas do Universo, há quase 20 anos. No ano em que se comemora o 400º aniversário da luneta de Galileu, conheça alguns telescópios que contribuíram para a história da astronomia.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Assista à apresentação desses dez importantes equipamentos no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário