sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Museu vai à feira

CONVITE - MAST

Que tal aprender ciência de forma descontraída num espaço onde tem artesanato, gastronomia, música, cultura e diversão? É dessa maneira que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá realizar o Museu vai à Feira, um evento de divulgação da ciência que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro (sexta-feira e sábado) e 1º de dezembro (domingo) no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas – A Feira de São Cristóvão.

Os visitantes se surpreenderão com uma tenda de 100 m² que estará montada no estacionamento do Pavilhão de São Cristóvão. E dentro dela, estarão vários aparatos interativos, feitos a partir de material de baixo custo, e instrumentos científicos que visam despertar a curiosidade pela ciência. O público poderá observar o sol utilizando telescópios e filtros e ainda assistir a sessões do planetário inflável digital.

Quem visitar a Feira terá a oportunidade de aprender as ciências brincando. Dentre as atividades, organizadas pelo MAST, teremos o já tradicional Brincando com a Ciência, que apresenta fenômenos científicos de forma divertida e criativa, e os desafios do Brincando de Matemático, que apresenta curiosidades sobre a aritmética, estimulando a resolução de pequenos quebra-cabeças numéricos e desafios lógicos.

No planetário inflável, será possível observar o movimento aparente do Sol, da Lua, dos planetas, das estrelas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. Nas sessões, que acontecerão de hora em hora, imagens do céu noturno serão projetadas em uma cúpula inflável, oferecendo ao espectador um céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu de verdade!

Durante o evento, os curiosos poderão observar o sol, de forma segura, através de filtros ou de três telescópios que estarão montados ao lado da tenda do MAST na Feira de São Cristóvão. Neles é possível ver o Sol com um aspecto alaranjado e observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias que aquelas de seu entorno.

A Feira vai ao Museu

A Feira de São Cristóvão fica bem pertinho do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Durante os três dias do evento, quem estiver na Feira poderá visitar as instalações do MAST, e os visitantes que estiverem no Museu poderão visitar a tenda montada na Feira. Para isso, poderão utilizar transporte gratuito oferecido pelo Instituto TIM que, neste ano, está apoiando o Museu vai à Feira, como parte do Projeto de Inclusão Científica por meio da Popularização da Ciência e ações educativas realizado no MAST.

No Museu, guiados por mediadores, os visitantes vão conhecer o sistema solar em escala, o segundo maior meteorito encontrado no Brasil, as exposições do MAST e o conjunto arquitetônico do Museu: o prédio sede que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas utilizadas para observação celeste, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX.

No sábado, às 16h, acontecerá a atividade “Contando Mitos”, que são divertidas esquetes teatrais sobre mitos construídos ao longo da história da humanidade, relacionados com a astronomia, física e outras ciências. Destacam-se as figuras da mitologia grega e os mitos indígenas brasileiros. Desta vez, o tema será “Pedro II e a Astronomia”, e os visitantes poderão participar de uma visita mediada pelo Imperador.

E na atividade “Observação do céu”, o público poderá observar o planeta Vênus e o aglomerado globular 47 Tucano (NGC 104) utilizando uma luneta centenária e telescópios modernos. A atividade é precedida de vídeo e da apresentação da Carta Celeste, com o céu de novembro. Nos dias do evento, o cometa C/2012 S1 ISON estará passando perto ao Sol, e o público terá chances de aprender mais sobre esse objeto com os astrônomos do MAST.



ProgramaçãoFeira de São Cristóvão

Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Atividades

Brincando de Matemático
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Brincando com a Ciência
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Observação do Sol
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Planetário Inflável Digital
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

MAST

Sexta (29/11) das 9h às 17h
Sábado (30/11) das 14h às 21h
Domingo (01/12) das 14h às 18h

sábado, 30 de novembro

15h | 17h

Tema: Pedro II e a Astronomia
16h

17:30h às 18h

18:30h às 21h

domingo, 1 de dezembro

15h | 16h | 17h


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ciência e Arte

Todos os dias, são muitos os pesquisadores que produzem belas imagens a partir de suas pesquisas e atividades cotidianas nos laboratórios espalhados pelo mundo. Esses registros artísticos únicos talvez ficassem perdidos para sempre se não fossem as muitas premiações que elegem, todos os anos, os trabalhos que melhor exploram as fronteiras entre os dois campos - como o concurso Art Of Science, realizado pela universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A imagem de abertura, East-West, West-East, de Martin Jucker, foi o primeiro lugar do concurso na escolha do juri e mostra uma representação dos ventos de nosso planeta. Confira alguns vencedores da edição de 2013:


Messenger meshwork, de Shawn Little, Kristina Sinsimer, Elizabeth Gavis e Eric F. Wieschaus, primeiro lugar pela votação popular, mostra detalhes do ovário de uma mosca da fruta, com moléculas de DNA (azuis) e RNA (verdes e vermelhas).


Bridging the gap, de Jason Wexler e Howard Stone, segundo lugar na escolha do público, mostra a dinâmica de interação entre duas gotas de um líquido presas entre dois corpos sólidos flexíveis.


Medusa, de Jamie Barr e Clif Brangwynne, terceiro lugar na categoria popular, mostra um emaranhado fluorescente de vermes Caenorhabditis elegans.


The history of gliding, de Mingzhai Sun e Joshua Shaevitz, mostra grupos de bactérias Myxococcus xanthus.




Matéria retirada na integra de http://cienciahoje.tumblr.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Céu da Semana

O programa Céu da Semana é produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de interatividade da UFSCar e apresentado semanalmente por Gustavo Rojas.

Tema da Semana: O cometa ISON - parte II
Clique aqui para ver/rever a parte I

Clique aqui para acessar o vídeo desta semana!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Imagem da semana


Ao luar, trilha de estrela acima de uma praia. Capturado em 19 de novembro, o tempo de exposição única para o sul da costa atlântica de Cape Cod, Massachusetts, EUA. Mas a trilha mais longa e mais brilhante é um Minotauro, um foguete, uma separação de palco e pluma visível ao longo do caminho escape de fogo do foguete em direção a orbita baixa da Terra. O minotauro multi-estágio foi iniciado a partir do Spaceport Regional Mid tlantic em Wallops vôo Facility da NASA às 20:15, na Virgínia, a cerca de 400 quilômetros de distância. A bordo estavam 29 notáveis satélites destinados a orbita baixa da Terra, incluindo um pequeno cubesat construído por estudantes do ensino médio. (NASA)

Crédito: Chris Cook

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fases da Lua

As fases da Lua para o mês de dezembro.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nasa registra nova imagem do cometa Ison em direção ao Sol


'Cometa do século' foi vista a 156 milhões de km da Terra na sexta-feira (08). Encontro com o Sol está previsto para o dia 28, e objeto pode se desintegrar.

Cometa Ison registrado em foto durante cinco minutos de exposição no Centro de Voos Espaciais Marshall da Nasa, no Alabama, na sexta-feira (8).
(Foto: Aaron Kingery/Nasa/MSFC/Reuters)

Uma nova imagem do cometa Ison - apelidado de "cometa do século" - foi obtida pelo Centro de Voos Espaciais Marshall, da agência espacial americana (Nasa), na sexta-feira (8). A foto foi obtida no Alabama durante 5 minutos de exposição e divulgada essa semana.

O registro feito com uma câmera colorida acoplada a um telescópio. No momento do clique, o cometa estava a 156 milhões de quilometros da Terra, indo em direção ao Sol - cujo encontro está previsto para dia 28.

Essa aproximação deve permitir uma visualização mais fácil do Ison, localizado na constelação de virgem. Atualmente, ele está visível com um bom par de binóculos, segundo os astrônomos.

Apesar disso, algumas previsões alegam que o cometa pode se desintegrar quando chegar perto do Sol, já que o núcleo seria gelado e frágil.

FONTE: G1

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Transmissão (ao vivo) 16ª ENAST

A organização do 16º Encontro Nacional de Astronomia - ENAST, evento que começa amanhã (14) e que divulgamos aqui no blog EOA-Sul Fluminense, vai transmitir (ao vivo) e disponibilizar todas as palestras através de quatro canais no Youtube:






Não perca! Acompanhe!
Para mais informações sobre o evento clique aqui e saiba a programação completa clicando aqui.

Céus limpos a todos!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Nascimento de estrela a 1.400 anos-luz é registrado por telescópios


HH 46/47, na constelação da Vela, liberou jatos supersônicos ao se formar. Registros foram feitos pelos telescópios Spitzer, da Nasa, e Alma, no Chile.

Imagem de nascimento estelar combina observações feitas pelos telescópios Spitzer, da Nasa, e Alma, instalado no norte do Chile pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) (Foto: Nasa/ JPL- Caltech/Alma)


Veja a matéria completa aqui.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Poema de um jovem de Campos, RJ, ganha prêmio da NASA

Poema conta uma história de amor entre lua lapetus e Saturno. Jovem vai participar de uma vídeo conferencia com astronautas da NASA.

Valmique se inspirou no amor para falar sobre a lua lapetus e Saturno. (Foto: Letícia Bucker/G1)

"Te amo, Saturno. Te escrevo: lapetus". Esses versos finalizam o poema de amor, escrito por um campista de 14 anos que venceu o concurso "Cientista por Um Dia", organizado pela agência espacial americana NASA. Valmique Bento da Silva Oliveira é um jovem escritor que descobriu na poesia uma maneira de se expressar e ganhar o mundo. (G1)

Clique aqui e leia a matéria completa e o POEMA vencedor.
E assista a reportagem sobre o jovem escritor clicando aqui.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Céu da Semana

Como na semana passada apresentamos o Céu da Semana, que é um programa semanal produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar.

Tema da semana: O Eclipse Solar do dia 03 de novembro de 2013.

Clique aqui para acessar o programa desta semana no Youtube.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Planetas habitáveis podem ser comuns, diz estudo


Uma em cada cinco estrelas como o Sol, tem planetas habitáveis, afirma estudo de astrônomos da Universidade de Berkeley, na California. Para ser definido como "habitável", um planeta precisa ter tamanho semelhante ao da Terra e temperatura de superfície propícia à presença de água na forma líquida. [...] (G1)

Kepler-62 é um planeta do tamanho da Terra na zona habitável de uma estrela menor e mais fria do que o Sol, a 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra. (FOTO: REUTERS/NASA Ames/JPL-Caltech/Handout via Reuters)

Confira a matéria completa no G1, clicando aqui.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Último eclipse do ano é visto em observatório de Alagoas


Pessoas se reuniram no Observatório Astronômico Genival Leite Lima. Próximo fenômeno celeste será um eclipse lunar, no dia 15 de abril de 2014.


O ultimo eclipse do ano pôde ser visto na manhã desse domingo (3) em Maceió. Dezenas de pessoas se reuniram no Observatório Astronômico Genival Leite Lia (OAGLL), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, para presenciar o fenômeno.

Várias crianças foram até o observatório para ver o eclipse (Foto: Jonathan Lins/G1)

Segundo o coordenador do OALL, Adriano Aubert Barros, o eclipse é considerado raro. "Este é um eclipse híbrido, ou seja, pode ser visto cobrindo totalmente o Sol em alguns lugares e , em outros, apenas parcialmente, como é o caso do Nordeste do país".

De acordo com ele, acontecem de dois a três eclipses como este ao ano "Esses fenômenos acontecem em todo o planeta, mas determinadas regiões, como é o caso do Nordeste e Norte do país, podem ficar mais de dois anos sem ter algo deste porte", completou.

Fenômeno pôde ser visto através de uma projeção em uma folha de papel (Foto: Jonathan Lins/G1)

Devido ao alto nível de lua ultravioleta emitido pelo sol, nunca se deve olhar diretamente para ele. Por isso, quem foi até o observatório na manhã de hoje precisou observar o eclipse através de uma projeção.

O jornalista Delane Barros trouxe sua filha Alice, de 8 anos, para observar o eclipse. "Desde que eu vi a matéria falei sobre o fenômeno ela já começou a se interessar, Esse tipo de atividade influencia na formação das crianças, por isso minha esposa e eu incentivamos".

Foto: Jonathan Lins/G1

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz emitida e, consequentemente, projetando uma sombra na superfície terrestre. O próximo fenômeno celeste será um eclipse lunar, no dia 15 de abril do próximo ano.

_________________________
Retirado do G1.globo.com
_________________________

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Planetário do Rio

Apresentações artísticas, musicais, mostras e exposições integram programação do 3º Equinócio Cultural. 


Clique aqui e veja a programação!
Aproveite e confira aqui a agenda de novembro do Planetário.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Céu da Semana

Céu da Semana é um programa semanal produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta dicas de quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Tema dessa semana: A Núvem de Oort

 Clique aqui para acessar o programa desta semana no Youtube.