quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ciência e Arte

Todos os dias, são muitos os pesquisadores que produzem belas imagens a partir de suas pesquisas e atividades cotidianas nos laboratórios espalhados pelo mundo. Esses registros artísticos únicos talvez ficassem perdidos para sempre se não fossem as muitas premiações que elegem, todos os anos, os trabalhos que melhor exploram as fronteiras entre os dois campos - como o concurso Art Of Science, realizado pela universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A imagem de abertura, East-West, West-East, de Martin Jucker, foi o primeiro lugar do concurso na escolha do juri e mostra uma representação dos ventos de nosso planeta. Confira alguns vencedores da edição de 2013:


Messenger meshwork, de Shawn Little, Kristina Sinsimer, Elizabeth Gavis e Eric F. Wieschaus, primeiro lugar pela votação popular, mostra detalhes do ovário de uma mosca da fruta, com moléculas de DNA (azuis) e RNA (verdes e vermelhas).


Bridging the gap, de Jason Wexler e Howard Stone, segundo lugar na escolha do público, mostra a dinâmica de interação entre duas gotas de um líquido presas entre dois corpos sólidos flexíveis.


Medusa, de Jamie Barr e Clif Brangwynne, terceiro lugar na categoria popular, mostra um emaranhado fluorescente de vermes Caenorhabditis elegans.


The history of gliding, de Mingzhai Sun e Joshua Shaevitz, mostra grupos de bactérias Myxococcus xanthus.




Matéria retirada na integra de http://cienciahoje.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário