segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dia do Astrônomo

O dia do Astrônomo é comemorado, hoje, no dia 2 de dezembro, desde 2006, quando foi assinada a Lei Estadual 4.835, que inclui a data comemorativa no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro. Este dia é também o aniversário de D. Pedro II, imperador do Brasil, que foi um grande entusiasta das ciências, em especial da Astronomia. O interesse do imperador pelo céu era tanto que chegava a descrever fenômenos astronômicos em seus diários pessoais. 

O imperador foi um grande incentivador do Imperial Observatório Nacional (criado m 1827 por D. Pedro I), atal Observatório Nacional, chegando a ceder alguns de seus instrumentos pessoaos para a instituição. Por esses motivos, também foi nomeado como "Patrono da Astronomia no Brasil" pela Sociedade Astronômica Brasileira. Portanto, apesar do dia 2 de dezembro ser uma data oficial apenas no Estado do Rio de Janeiro, esse dia é celebrado nacionalmente para comemorar a profissão que estuda os astros. 

Para comemorar essa data especial, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresentará, no dia 7 de dezembro, às 16h, a mesa-redonda "O que faz um astronomo?" que será composta por astrônomos que atual em diferentes áreas de trabalho: na pesquisa acadêmica, na industria e/ou empresas privadas e na divulgação da ciência.

A celebração do Dia do Astrônomo e estenderá após a mesa-redonda com a comemoração do terceiro ano de exposição do Meteorito Santa Luzia de Goiás no campus do MAST e com o Programa de Observação do Céu através da luneta centenária de 21 cm e telescópios modernos até às 21h.

Mesa-Redonda
Local: auditório do prédio sede do MAST
Data: 07/12/2013, às 16h

Aniversário da Estadia do Meteorito Santa Luzia e Observação do Céu
Local: Campus do MAST nos arredores do pavilhão da Luneta 21.
Data: 07/12/2013, a partir das 17h15



PARABÉNS aos profissionais que estudam os astros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário