segunda-feira, 3 de março de 2014

As estrelas da bandeira brasileira


A bandeira do Brasil foi implantada em 19 de novembro de 1889, a ideia da bandeira foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou também com a participação do r. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares.

Quanto às estrelas na bandeira brasileira, elas não são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado Brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos. A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.


A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa "Ordem e Progresso" e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.




Fonte: Ciência e Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário