terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma Breve História Astronômica - parte #01

OS PRIMEIROS ASTRÔNOMOS
Para nossos ancestrais - céu e Terra, humanos e deuses, animais e plantas - todos faziam parte de um ambiente interativo. O Sol, a Lua e as estrelas forneciam luz e calor, necessários para a reprodução. a regularidade do movimento desses astros permitia que fossem usados como bússolas, relógios e calendários.


A percepção da "utilidade" de estrelas e planetas variava de um lugar para outro no mundo antigo. Os habitantes das margens de grandes rios como o Nilo e o Eufrates, no Oriente Médio, sofriam mais os efeitos das chuvas e da variação nos níveis dos rios do que exatamente os efeitos das estações do ano.
Ao longo da costa, no entanto, a temperatura e as variações diurnas de luz produziam efeito notável na vida das pessoas, animais e plantas.

As estações críticas de caça e colheita passaram a ser reguladas por um calendário solar, quando se reconheceu que o movimento do Sol era a causa do ciclo das estações.
Essa influência do astro induziu à crença de que estrelas e planetas deveriam ser observados e adorados.


 Um exemplo de calendário

 Imagem retirada da Internet.
 
O esquematização de calendário acima, de origem egípcia, é a mais antiga representação astronômica conhecida no mundo. O calendário original encontra-se na tumba de Senenmut, em Deir-el-Bahri, no Egito. Data de 1500 a.C e descreve as estrelas decanais, que definiam a semana egípcia de dez dias.

-------------------------------------------------------------------------------------
Crédito das informações: Coleção 160 Séculos de Ciência - Editora Duetto
-------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário