terça-feira, 27 de novembro de 2012

Planeta da semana: VÊNUS


- Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o quarto menor planeta do Sistema Solar. Somente Mercúrio, Marte e o planeta-anão Plutão são menores do que Vênus.

- Diâmetro de Vênus = 12.104 quilômetros.

- Seu diâmetro é cerca de 5% menor que o da Terra e cerca de 3,5% maior do que o da Lua.

- Vênus está a uma distância média de 108 milhões de quilômetros do Sol (ou 0,72 unidades astronômicas).

- De todos os planetas do Sistema Solar, Vênus é o que mais se aproxima da Terra. Durante o seu movimento em torno do Sol, Vênus se aproxima cerca de 40 milhões de quilômetros do nosso planeta.

- Massa de Vênus = 4,9 x 10²³ quilogramas, ou 0,82 vezes a massa da Terra.

- Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os chamados Planetas Terrestres, ou Rochosos, ou ainda Internos.

- Vênus é similar à Terra em tamanho, massa e densidade. Por este motivo às vezes ele é conhecido como nosso "planeta irmão".

- Da mesma forma que Mercúrio, Vênus não possui satélites naturais.

- Vênus possui fases. Elas podem ser observadas com binóculos ou um pequeno telescópio. Foi a observação das fases de Vênus, feita por Galileu, que permitiu o surgimento de uma evidência muito convincente de que as teorias de Copérnico estavam corretas.



Por decisão da União Astronômica Internacional, todas as características topográficas encontradas na superfície de Vênus recebem nomes femininos de deusas, heroínas e outras mulheres famosas. Mas há uma exceção: as montanhas Maxwell, uma homenagem ao físico inglês James Clerk Maxwell, que formulou a Teoria do Eletromagnetismo.
O conhecimento mais detalhado da superfície de Vênus só foi possível após o uso de radares a bordo de sondas espaciais. Os radares utilizam ondas eletromagnéticas situadas na região "rádio" do espectro eletromagnético. As equações matemáticas que descrevem as ondas eletromagnéticas foram deduzidas por Maxwell.

-----------------------------------------------------------
Crédito das informações: Observatório Nacional
-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário