quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Planeta da Semana: JÚPITER


- Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol e o maior de todos os planetas do Sistema Solar.

- Júpiter é o quarto objeto mais brilhante no céu. Ele apenas é superado pelo Sol, a Lua, Vênus e, algumas vezes, por Marte.

- Júpiter descreve sua órbita a uma distância de 778.330.000 quilômetros ou 5,20 unidades astronômicas (U.A.) a partir do Sol.

- O diâmetro equatorial de Júpiter é de, aproximadamente, 142.984 quilômetros.

- Se Júpiter fosse oco, mais de 1000 Terra poderiam ser colocadas no seu interior.

- A massa de Júpiter é cerca de 1,90 x 1027 quilogramas. Curiosamente, Júpiter contém duas vezes mais matéria do que todos os outros planetas do Sistema Solar combinados.

- Comparado com a Terra, Júpiter possui uma massa 318 vezes maior.


Galileu, ou Simon Marius (existe uma discussão a respeito disso...), descobriu, em 1610, os quatro maiores satélites de Júpiter, que são: Io, Europa, Ganimedes e Calisto, hoje conhecidos como satélites galileanos.
A descoberta de Galileu nos mostrou, pela primeira vez, que podiam existir sistemas formados por vários corpos celestes, que realizavam movimentos orbitais em torno de um determinado centro que, certamente, não era o nosso planeta, a Terra. Este foi um argumento formidável em favor da teoria heliocêntrica de Copérnico dos movimentos dos planetas. O apoio declarado de Galileu à teoria de Copérnico colocou-o em problemas com a inquisição.

------------------------------------------------------
Crédito das informações: Observatório Nacional
------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário