quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Planeta da Semana: SATURNO

- Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, contando a partir do Sol, e o segundo maior planeta, sendo superado apenas por Júpiter.

- O planeta Saturno está a uma distância de 1.429.400.000 quilômetros do Sol, o que corresponde a cerca de 9,54 unidades astronômicas (U.A.).

- Sua massa é de apenas 5,68 x 1026 quilogramas.

- Saturno possui, no momento, 31 satélites conhecidos, que variam grandemente de tamanho, forma e aparência.

- O planeta Saturno é bastante achatado. Sua forma oblatada pode ser notada até mesmo através de um pequeno telescópio. Seu diâmetro equatorial é de 120.536 quilômetros enquanto seu diâmetro polar é de 108.728 quilômetros, o que nos mostra existir uma variação de quase 10% entre essas duas medidas.

- Acredita-se que o achatamento de Saturno seja devido a sua rápida rotação e ao fato de ser basicamente formado por fluidos.

- Saturno é o menos denso de todos os planetas do Sistema Solar. Sua gravidade específica, que tem o valor de 0,7, é menor do que a da água. Isto quer dizer que se o colocássemos dentro de uma gigantesca bacia com água, Saturno flutuaria! Saturno é o único planeta do Sistema Solar menos denso que a água. Ele é cerca de 30% menos denso que a água.

- O dia em Saturno dura 10 horas e 39 minutos terrestres.

- Saturno leva 29,5 anos terrestres para completar uma volta completa em torno do Sol.

- Saturno pode ser facilmente observado a olho nu em determinadas épocas do ano, embora ele não apareça no céu tão brilhante quanto Júpiter e Vênus. Os anéis de Saturno, assim como seus maiores satélites, são visíveis com pequenos telescópios.

----------------------------------------------------
Crédito das informações: Observatório Nacional
----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário