quarta-feira, 27 de março de 2013

Histórico...

Divulgação da página Imagens Históricas, no Facebook...
Vale a pena reproduzirmos aqui...


 
O Pálido Ponto Azul, em 1990 

Essa é a famosa fotografia da Terra feita pela sonda Voyager 1. Nela, nosso planeta figura como um minúsculo ponto, distante 6.4 bilhões de quilômetros, no meio de um raio solar (O ponto está circulado para facilitar a visualização). 
Tendo a Voyager 1 completado sua missão primordial, foi enviado um comando para que ela se virasse e tirasse fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem. 
Carl Sagan disse que a famosa fotografia tirada da missão Apollo 8, mostrando a Terra acima da Lua, forçou os humanos a olharem a Terra como somente uma parte do universo. No espírito desta realização, Sagan disse que pediu para que a Voyager tirasse uma fotografia da Terra do ponto favorável que se encontrava nos confins do Sistema Solar. 
Essa foto acabou inspirando Sagan a escrever o livro "Pálido Ponto Azul" em 1994. Para o autor, um dia o conhecimento do espaço poderá significar nossa sobrevivência como espécie, dado o modo como as descobertas científicas alteraram nossa percepção de quem somos e do lugar que ocupamos no Universo - e nos incita a refletir sobre o uso que iremos dar a esse conhecimento. 

Trecho do livro narrado pelo próprio Carl Sagan:
-----------------------------------------------------------------------------------
Texto de Diego Vieira 
Administração Imagens Históricas


Nenhum comentário:

Postar um comentário