terça-feira, 29 de abril de 2014

Saturno: o dono do tempo sem fim


"Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, está aproximadamente a um bilhão e meio de quilômetros do nosso Sol"


Saturno está de volta ao céu noturno exibindo seus belíssimos anéis que podem ser vistos até mesmo através de pequenos telescópios. É o mais esplendoroso do planetas - chamado pelos astrônomos amadores de "A maravilha do céu". Ao contrário do que muita gente pensa, Saturno não é o único planeta que possui anéis. Júpiter, Urano e Netuno também são rodeados por anéis, embora que imperceptíveis por pequenos telescópios.

Para os gregos antigos, Saturno era chamado de Ouranós (divindade que representava o céu e  universo). Era o planeta mais distante conhecido e visível a olho nu pelos povos antigos. Gata muito tempo para se deslocar entre as estrelas, por isso lhe foi atribuído também o nome Cronos (tempo).

Na mitologia, profetizavam que Saturno - o deus do tempo -, seria destronado por um de seus filhos. Para garantir seu trono, Saturno devorava seus filhos logo ao nascer. Mas quando Júpiter nasceu, a mãe Reia escondeu o menino do pai e lhe entregou várias pedras embrulhadas num pano. O deus do tempo engoliu tudo rapidamente e foi para o descanso. O jovem Júpiter cresceu, destronou Saturno e foi para o Olimpo tornando-se o deus dos deuses, ladeado por outros onze deuses.

Vendo-se de perto, os anéis de Saturno não são como vistos nas fotos. Na verdade, eles são formados por milhares de fragmentos sólidos como rochas e pedras de vários tamanhos e também por gases congelados, que ficam girando em torno do planeta. A distância entre o planeta e os anéis é tão grande que o a Terra passa com folga entre eles.

Mas devido à inclinação do seu eixo e ao seu movimento em torno do Sol, a cada 15 anos os anéis ficam de perfil (parecido com uma "azeitona enfiada num palito"), não ficando muito atraente para observação através de telescópios.

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, está aproximadamente a um bilhão e meio de quilômetros do nosso Sol, isso equivale a dez vezes a distância da Terra ao Sol. Seu ano dura quase 30 anos dos nossos, u seja, ele gasta quase 30 anos para dar uma volta em torno da nossa estrela. Ele também gira muito rápido como Júpiter, seu dia dura pouco mais de 10 horas. Saturno é um planeta gasoso, sua atmosfera é composta de 73% de hidrogênio e 3% de hélio. A temperatura chega a 180 graus abaixo de zero. Sua densidade é menor do que a da água, isso significa dizer que de pudéssemos colocar Saturno dentro de um gigantesco oceano, ele ficaria boiando na água.

Saturno possui 62 satélites conhecidos. Um deles, o Titã, é o maior do que o planeta Mercúrio. O globo de Saturno é quase do tamanho de Júpiter e seu diâmetro é quase 10 vezes o diâmetro da Terra.

Novidade
Agora descobriu-se que não só Júpiter, Saturno, Urano e Netuno tem anéis. Recentemente, uma pesquisa liderada pelo cientista brasileiro Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional, descobriu um sistema de anéis ao redor do asteroide Chariklo, pertencente ao grupo de pequenos corpos do Sistema Solar.


FONTE: Dermeval Carneiro - O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário